Diversidade, Sustentabilidade e Inovação é o tema da 19ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar

  • por

A 19ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar terá como tema “Diversidade, Sustentabilidade e Inovação”. O evento será promovido entre os dias 18 a 21 de maio. No IF Goiano, Campus Ceres.

A programação contará com uma feira-livre de produtos da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação, além de palestas, minicursos, oficinas, dias de campo, estações tecnológicas, atividades artísticas, entre outros,  todas as atividades são gratuitas.

A Agro Centro-Oeste Familiar tem se consolidado como um espaço em que os agricultores familiares, além de apresentarem sua produção para a sociedade, discutem as iniciativas públicas para o desenvolvimento rural e se tornam importante elo em sua construção. A feira é um espaço de exposição e diálogo que almeja ser cada vez mais pautada pelos próprios agricultores.

Para isso o evento tem buscado, desde o início de sua preparação, envolver na organização as cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar.

A partir de ações e temas priorizados pelos agricultores, a feira também incorpora outros autores-chave para o campo como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e sociedade civil organizada, envolvidos na organização do evento e buscando aportar suas contribuições para os aspectos centrais pautados.

Histórico

A Agro Centro-Oeste era realizada anualmente em Goiânia desde o ano 2000, em área da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG. Além de promover a realização da feira e ceder o espaço para o evento, a universidade promoveu a mobilização dos expositores incluindo cooperativas de agricultores familiares e empresas de tecnologias e ajuda na preparação dos temas-chave a serem debatidos nos seminários.

A partir de 2005, o enfoque da ACOF se voltou para a agricultura familiar, por tratar-se de um segmento que apresenta significativa necessidade de apoio, atuando como uma oportunidade de afirmação e de exposição de seus produtos, além do espaço de negociação de políticas públicas nos seminários.

Em 2014, A Feira foi sediada pela primeira vez no interior do Estado de Goiás, pelo Instituto Federal Goiano, na cidade de Morrinhos (GO), mantendo o acesso a informações e tecnologias agropecuárias e com incentivo ao aumento na qualidade, produtividade e valor agregado aos produtos gerados por agricultores familiares.

Prêmio Prefeito Amigo da Agricultura Familiar

A Federação Goiana de Municípios (FGM) convida os prefeitos para participarem do Prêmio Prefeito Amigos da Agricultura Familiar. O objetivo desse prêmio é promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios dando oportunidade a comercialização institucional, a geração de emprego e renda, e a inclusão, com inovação e integração produtiva da cidade e campo.

Podem participar prefeitos (as) municipais, do Estado de Goiás, que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento de Cooperativas e Associações de Agricultores Familiares, e ao desenvolvimento e incremento da comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 10 de maio. Para realizar sua inscrição é necessário preencher o formulário e enviar para o e-mail: [email protected].

Para preencher o formulário, clique aqui.

FGM