Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantojuvenil: FGM relembra a necessidade do diagnóstico precoce

A Federação Goiana dos Municípios (FGM) em solidariedade ao Dia Internacional da luta contra o Câncer Infantojuvenil informa que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, disponíveis em todo o Brasil, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa data é lembrado anualmente desde 2002 no mundo inteiro no dia 15 de fevereiro, reforçando a importância do papel dos pais e responsáveis no enfrentamento à doença. São eles que, ao perceberem qualquer sinal ou sintoma anormal nas crianças e adolescentes, devem encaminhá-los ao médico para a confirmação diagnóstica e início imediato do tratamento, se necessário.

Ainda segundo estimativas do INCA, devem ocorrer 8.460 casos de câncer infantojuvenil no Brasil em 2022. Outro fator relevante apontado pela entidade especializada é que o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no País, cerca de 8% do total.

Com o tratamento adequado, a maioria dos pacientes infantojuvenis terá boa qualidade de vida. Por isso,  reforçamos o alerta aos responsáveis, queixas das crianças ou sinais de anormalidade devem ser levados em consideração para avaliação de um profissional de saúde e para o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo iniciar, maiores são as chances de cura.

Diferentemente do câncer nos adultos, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais, como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgias oncológicas.

FGM e MS