Dia D da BNCC terá atividades informativas em todo o país

Para marcar o início de uma mobilização nacional em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estabeleceram o dia 6 de março como o Dia D de Discussão da BNCC. Nessa data, o MEC e essas entidades vão promover discussões em diversas localidades do país explicando a estrutura e as competências do texto.
O secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares, destaca essa etapa como “essencial” à implementação da BNCC. “Construímos a Base Nacional de forma coletiva, com muito debate e muita discussão”, lembrou ele. “Aprovamos o texto no final do ano passado e agora com os professores e comunidades de todo o país vamos discutir como fazer para implementar e construir esse currículo. É muito importante a participação dos professores para que a implementação tenha validade e isso começa hoje”, disse.
Participam do Dia D de Discussão da BNCC secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e demais integrantes da comunidade escolar, sobretudo os professores. Entre as atividades previstas estão apresentações informativas e dinâmicas de caráter formativo, visando o engajamento dos profissionais da educação em todo o processo de concretização do currículo comum. Nesses eventos serão abordadas, principalmente, as mudanças provenientes da adoção da BNCC.
A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. Trata-se de um documento normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, convertendo-se na referência para a elaboração de novos currículos escolares em todas as redes e instituições do país.
Saiba mais em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Fonte: MEC