Demandas municipais é tema do Diálogo Municipalista que teve iniciou hoje na Cidade de Goiás

Iniciou hoje (01/08), na Cidade de Goiás (Teatro São Joaquim), o Diálogo Municipalista, evento promovido pela CNM e que conta com a parceria da FGM e AGM. Como um dos anfitriões do evento o presidente, Haroldo Naves, destaca que aproximar as entidades das demandas municipais e dos gestores é o objetivo do Diálogo.
Nesta etapa do evento, o tema principal que será discutido será Ações Sociais Municipalistas. Mas também haverá espaço para valorização a diversidade local, e discussão de práticas para a gestão de qualidade e para o incremento de receitas, além de fortalecer a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.
Em seu discurso de abertura do evento o presidente, Haroldo Naves, destacou a todos os prefeitos e prefeitas que a capacitação técnica é a alma da boa gestão. “A troca de dados e informações durante esses dois dias de diálogo é de grande valia aos municípios. Lembramos que a FGM tem desenvolvido um trabalho técnico e com a realização de parcerias. Aproveito aqui para convidar a todos para o próximo curso da entidade que será sobre a adequação do ISS” salientou o presidente.
O intuito do Diálogo é de fortalecer o municipalismo e que é preciso a participação de todos. Anfitriã do evento a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, salientou que o evento é um espaço de troca de informações, e que é a oportunidade dos gestores poderem adquirir conhecimento e discutir sobre os principais entraves das gestões municipais.
Para o presidente Haroldo Naves, é importante que os gestores, prefeitos, prefeitas, secretários municipais, vereadores e funcionários das gestões municipais, se mantenham perfeitamente informados e habilitados. “É uma excelente oportunidade para todos os colaboradores municipais estarem em capacitação, e podendo se informar melhor sobre como resolver entraves e questões burocráticas do seu município. Essa é a oportunidade de mostrarmos união e discutir sobre os problemas que afligem as prefeituras e tentar apontar soluções” frisa o presidente.
A vice-prefeita, Márcia Cristina Santos, expressou a sua satisfação em receber o Diálogo Municipalista. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Nos últimos dias fizemos várias reuniões, para alinhar e deixar tudo preparado para receber vocês aqui e começar o mês de agosto com chave de ouro”, comentou.
O prefeito de São Francisco de Goiás (GO), Wilmar Silva, confirma: “acredito que o evento vem para proporcionar o diálogo, a troca de informações, para viabilizar da melhor forma uma gestão eficiente, principalmente neste momento de dificuldade”. Quando perguntado se havia algum assunto de interesse na programação, o prefeito destacou a palestra sobre estratégias para qualificação da saúde. Ele acredita que o conteúdo será fundamental para desenvolver a área de maneira consistente em sua cidade.
A programação do primeiro dia aborda: a parte política-institucional da entidade, como a pauta municipalista e o papel da CNM no âmbito municipal.
Já para o segundo dia, foi selecionado um tema específico da região, tendo em vista as excepcionalidades locais. Como tema local serão abordados os temas Movimento Mulheres Municipalistas e a explanação da Rede de Municípios Doadores, visando estimular a doação de sangue de forma estruturada e de caráter regular e, assim qualificar e evitar a queda dos níveis de estoques de sangue nos Hemocentros, dentre outros assuntos específicos do nosso Estado de Goiás.