Definidos critérios de partilha e elegibilidade para cofinanciamento do Acessuas Trabalho

Atenção gestores municipais de assistência social que foram pactuados e aprovados os critérios de partilha e elegibilidade para o cofinanciamento federal do Programa Nacional de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).
Conforme Resolução 13 deste ano do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), o Acessuas Trabalho terá vigência de quatro anos, compreendendo o período de 2018 a 2021.
De acordo a referida Resolução, ficará a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) elaborar instrumental de planejamento e relatório e adotar estratégias de apoio técnico e execução do Programa junto aos Municípios.
Importância do programa
A medida possibilita aos Entes com saldo acumulado no Acessuas Trabalho a utilização do recurso para identificar, preparar e acompanhar a trajetória dos beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho. A FGM e a CNM enaltecem a prorrogação da vigência e lembra a importância da iniciativa do governo federal, que se concretizou observando uma demanda crescente nos Municípios.
Os usuários do Suas necessitam de inclusão e encaminhamento ao mundo de trabalho para terem acesso à renda própria. A oportunidade permite que eles saiam da condição de família ou pessoa em condição de extrema pobreza ou pobreza, que configura cenário de vulnerabilidade social.
Acesse o Caderno de Orientações Técnicas do AcesSuas
Acesse apresentações e materiais do AcesSuas Trabalho
Acesse Resoluções do Cnas
 
Fonte: FGM com dados da CNM