Curso de Indicações Geográficas abre novas oportunidades

As inscrições para o curso básico de Indicações Geográficas estão abertas. Podem participar do curso profissionais, estudantes, gestores públicos e fomentadores de ações de desenvolvimento rural no país, além de interessados nos assuntos de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas.

A capacitação será uma oportunidade para compreender os conceitos das Indicações Geográficas, sua base legal enquanto ativo de Propriedade Intelectual, características e o potencial como instrumento de desenvolvimento territorial no contexto dos produtos agropecuários produzidos e comercializados nos Municípios.

O curso corrobora com as questões pertinentes às atividades de turismo rural, elas dinamizam economicamente os espaços rurais, favorecendo a venda dos produtos da agricultura familiar aos turistas. Também são consideradas atividades sustentáveis para o resgate e a valorização sociocultural das comunidades e famílias rurais.

Indicações Geográficas

As Indicações Geográficas remetem aos produtos e/ou serviços que tenham uma origem geográfica específica. Seu registro reconhece a reputação, as qualidades específicas e as características que estão vinculadas ao local. Como resultado, elas disseminam ao mundo a informação de que determinada região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo ou prestar um serviço diferenciado e de excelência.

Quando qualidade e tradição se unem em determinado espaço físico, a indicação geográfica surge como um fator decisivo que garante a diferenciação do produto.

FGM e CNM