Cuidado da saúde infantil é tema de quatro cursos gratuitos; saiba como se inscrever

Quatro cursos gratuitos sobre o cuidado da saúde infantil estão com inscrições abertas nas plataformas Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).  O objetivo é de oferecer atualização profissional e especialização nas áreas de interesse, as capacitações são oferecidas na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Não é preciso passar por processo seletivo, conheça os cursos disponíveis:

  • Obesidade Infantil: uma visão global da prevenção e controle na Atenção Primária. O curso tem carga horária de 40 horas-aula, divididas em seis partes. As inscrições estão permanentemente abertas. O objetivo é apoiar profissionais de saúde e contribuir com a prevenção e controle da obesidade infantil no País. Entre os temas discutidos estão o reforço no diagnóstico do sobrepeso e da obesidade infantil; as causas, riscos e vulnerabilidades dos pacientes acometidos por essa condição e como favorecer a participação da comunidade e das famílias nas ações de prevenção e controle da obesidade infantil.
  • Curso Teórico de Manejo do Aleitamento Materno. Com carga horária de 60 horas-aula, o curso tem vagas ilimitadas. O objetivo é capacitar profissionais da Atenção Primária e outros níveis de atenção quanto ao manejo clínico da amamentação para atender mulheres, crianças e famílias no apoio para estabelecer e/ou manter o aleitamento materno.
  • Atenção Integral às Crianças com Alterações do Crescimento e Desenvolvimento, relacionadas às infecções Zika e STORCH. Até 31 de janeiro de 2023, profissionais atuantes na Atenção Primária ou na Estratégia de Saúde da Família fornecem o aporte técnico para a qualificação e aptidão no apoio às crianças com alterações de crescimento e desenvolvimento, especialmente nas relacionadas às infeções de Zika e STORCH (sigla que representa as infecções uterinas mais frequentes, ligadas à sífilis, toxoplasmose, vírus da rubéola, citomegalovírus e vírus do herpes). São 30 horas de carga horária.
  • Caderneta da Criança: instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança. Com carga horária de 30 horas-aula, o curso detalha os conceitos e funções da Caderneta da Criança, como o registro de informações para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, fundamental para o diálogo entre profissionais de saúde, da assistência social, da educação e as famílias. As inscrições permanecem abertas. O conteúdo fica disponível até 22 de fevereiro de 2023.

FGM e MS