CRCGO promeverá live desvendando o CAPAG para obtenção de recursos federais

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) promoverá, no dia 12 de maio, às 18 horas, uma Live Desvendando o CAPAG para obtenção de recursos federais. A Federação Goiana de Municípios (FGM) destaca a valiosa oportunidade de capacitação para os gestores municipais. O encontro virtual ocorrerá no canal do Youtube do CRCGO
Estudantes e demais participantes devem fazer um cadastro prévio, enviando para o e-mail [email protected]  nome completo, data de nascimento, CPF, telefone, endereço inclusive CEP, e-mail, Categoria se é Estudante ou Outros (estudantes de Ciências Contábeis deverão enviar o comprovante anexado no e-mail). Após receber confirmação de cadastro clique aqui para efetuar inscrição. Uma vez realizado o cadastro não será necessário o envio novamente dos dados no e-mail, apenas se for para atualização de dados.

CAPAG
A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município. Os conceitos e variáveis utilizadas e os procedimentos a serem adotados na análise da Capag foram definidos na Portaria STN nº 882/2018.

Para assistir: 
https://www.youtube.com/user/CRCGO

FGM e CRCGO