Cras oferece acesso a benefícios, programas e políticas públicas para toda população

O Centro de Referência de Assistência Social, popularmente conhecido como Cras, é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal.
As famílias também podem procurar o Cras e fazerem seu registro no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Esse é o ponto de partida para participar de programas como, por exemplo, o Bolsa Família. As unidades oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal, como os de saúde e educação.
Nos centros, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os cidadãos podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.
Segundo a diretora de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Renata Ferreira, o trabalho no Cras previne a ruptura dos laços familiares. “É um serviço público disponível nos municípios brasileiros. O objetivo é que esse espaço atenda às demandas familiares, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade, e que também faça um trabalho de fortalecimento da convivência dessas famílias com a comunidade”, explica ela.
Em todo o Brasil, existem 8.300 unidades do Cras. As equipes também atuam junto à comunidade para enfrentar problemas como a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, violência, trabalho infantil e acesso ao mercado de trabalho.