Covid-19: MS disponibiliza protocolos orientando sobre intubação e uso otimizado de oxigênio

O Ministério da Saúde disponibilizou protocolos com orientações sobre intubação orotraqueal e a otimização do uso de oxigênio em pacientes com Covid-19. A Federação Goiana de Municípios destaca que esses documentos são direcionados aos serviços de saúde, públicos ou privados, que prestam atendimento a pacientes com COVID-19, seja no contexto de terapia intensiva ou não. O que pode contribuir para o enfrentamento da pandemia nos municípios.
De acordo com os protocolos, divulgados pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), todas as recomendações contidas foram adaptadas a partir de diretrizes nacionais e internacionais recentes, com contextualização para o cenário brasileiro, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, de sociedades médicas, de hospitais de excelência e de universidades. Confira:
Orientações sobre intubação orotraqueal em pacientes com Covid-19
O protocolo objetiva orientar a prática clínica, visando promover processo ágil de intubação orotraqueal (IOT) e otimização do uso de medicamentos sedativos e de bloqueadores neuromusculares, visando segurança e adequada assistência ao paciente.
Orientações sobre a otimização do uso de oxigênio e suporte ventilatório em pacientes graves com Covid-19
O protocolo objetiva orientar a prática clínica, visando a otimização do uso de oxigênio e adequado suporte ventilatório ao paciente com COVID-19, de forma customizável à estrutura existente.
FGM e Conasems