Consórcios intermunicipais é debatido com gestores e Sebrae na FGM

Vários encontros do Sebrae reuniu agentes públicos para discutir e reforçar as redes de cooperação para implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Municípios como Goianésia, São Patrício e Santa Terezinha foram alguns dos que tiveram reuniões para discutir no seminário “O papel dos consórcios intermunicipais na implantação de Políticas Públicas de Desenvolvimento”. E nesta terça-feira (28/11), o encontro final foi realizado no auditório da FGM, onde reuniu prefeitos, secretários de saúde, meio ambiente e agentes de desenvolvimento do Sebrae.
O objetivo, segundo Sandra de Paula Rodrigues, gerente da Regional Noroeste do Sebrae foi de unir os municípios dentro do Projeto DET (Desenvolvimento Econômico Territorial), fortalecer território como um todo por meio de redes de cooperação. “Já existem na Regional Noroeste os consórcios que unem os municípios rumo à cooperação, então estamos potencializando essas redes já existentes e apresentando novas possibilidades de otimização de recursos através dos consórcios multissetoriais”, diz.
Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, o intuito é de trabalhar com as redes já existentes nas regionais via consórcios já estruturados e promover novas possibilidades através da nova metodologia de consórcios multissetoriais.
Atividades de instrutória com conteúdo exclusivo referente à inovação em gestão pública, consórcios intermunicipais/multissetoriais, políticas públicas e ambientes favoráveis segundo a Lei Geral, também serão abordadas com os gestores.
Presente na abertura do seminário, o presidente do TCM, Joaquim de Castro, deixou sua mensagem e falou da importância dos consórcios que pode ser uma alternativa, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população e ressaltou a importância das parcerias entre as entidades para a melhoria das gestões municipais.
Material sobre o Seminário – Veja as apresentações abaixo:
Agência Futuro 
Consórcios Públicos – TCM
Consórcios FGM