Conheça os Municípios goianos que podem participar da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil

O Ministério da Saúde lançou a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja). Segundo a pasta, a iniciativa é um importante passo no reconhecimento da obesidade infantil como um problema prioritário da saúde pública no Brasil. Com base na portaria a Federação Goiana de Municípios (FGM) lista os municípios habilitados a aderirem a iniciativa.

Os recursos para a implementação das ações no âmbito do Proteja destinam três parcelas de R$ 31,9 milhões por ano, durante três anos, para cidades de até 30 mil habitantes que registraram, em 2019, excesso de peso em mais de 15% das crianças menores de 10 anos. Confira a lista de municípios goianos participantes:

Municípios goianos elegíveis 

O Proteja

O programa tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças, e destina R$ 90 milhões para fortalecer a implementação de ações efetivas.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão com obesidade. Especificamente na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade. Considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade.

Saiba mais aqui.

FGM e Ministério da Saúde