Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar seleciona dois municípios goianos para etapa final

Creme de abóbora com carne moída; almôndegas com cenoura e aveia da Tia Lu; bananinha de mandioca recheada com frango; escondidinho de purê de mandioca com carne suína e legumes. Essas são algumas das 15 preparações selecionadas como finalistas na segunda edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que busca valorizar o papel de merendeiras e merendeiros na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar. E os municípios de Cidade Ocidental e Iporá, estão na etapa final do concurso.
Divulgadas nesta terça-feira, 26, no Diário Oficial da União, essas iguarias vão disputar a etapa nacional do concurso, em Brasília, de 23 a 25 de outubro. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso vai apontar as cinco melhores receitas servidas na escolas públicas brasileiras – uma por região. “Reconhecer e estimular merendeiras e merendeiros significa fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae, que leva mais de 50 milhões de refeições todos os dias aos alunos de escolas públicas de todo o Brasil”, afirma Silvio Pinheiro, presidente do FNDE.
Na etapa nacional, as 15 receitas finalistas serão preparadas e degustadas por um júri, composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Pnae. O júri vai apontar, então, as cinco receitas vencedoras do concurso, uma por região. Os campeões receberão um prêmio de R$ 4.800,00 e uma viagem internacional.
Quatro etapas – A primeira etapa do concurso foi eliminatória. Só puderam participar redes de ensino com pontuação mínima em relação a critérios relevantes da execução do Pnae, como adquirir produtos da agricultura familiar e possuir nutricionista responsável técnico cadastrado no FNDE, entre outros aspectos.
Depois, veio a etapa estadual, onde foram selecionadas as cinco melhores receitas de cada estado e do Distrito Federal, num total de 135. Na fase seguinte, a disputa regional, cada região escolheu três receitas para a fase final. Essas 15 receitas agora serão preparadas, em Brasília, no final de outubro, e a comissão julgadora apontará as cinco melhores receitas do país.
Fonte:  FGM com dados do FNDE