Começam as inscrições aos editais do Fundo de Arte e Cultura

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), abriu nesta segunda-feira, dia 8, as inscrições para os editais de fomento à cultura de 2017 do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC). São mais de R$ 30 milhões, distribuídos entre 355 projetos culturais, regidos por 23 editais em diversas áreas.
Entre os projetos a serem selecionados, pelo menos, 30%, 132 deles, deverão contemplar proponentes do interior do Estado. Seis novos editais integram o FAC agora em 2018. As inscrições são gratuitas, realizadas exclusivamente pelo site do FAC (www.inscricaofac.seduce.go.gov.br) e vão até o dia 22 de fevereiro de 2018. O proponente, pessoa física, pessoa jurídica ou microempreendedor individual, deve se cadastrar ou atualizar o cadastro no mesmo site.
Novidades
Goiás é um dos estados que mais fomenta a cultura no Brasil. Para ampliar ainda mais as áreas de incentivo, o Fundo de Arte e Cultura, principal mecanismo de promoção e difusão da cultura no Estado, incluiu seis novos editais este ano. São eles: Artesanato, Bolsa de Formação em Artes, Festival de Música, Festival de Cinema, Ocupação de Espaço Cênico e Ocupação de Museus e Galerias da Seduce. Os novos editais propõem a ampliação das possibilidades mercadológicas e do pensamento sobre a ocupação cultural dos espaços públicos.
O edital de Ocupação de Espaço Cênico visa propostas, de três meses, com cursos de formação e programação continuada no Teatro Goiânia e Vila Cultural; Centro Cultural Martim Cererê e no Teatro São Joaquim (cidade de Goiás). O de Ocupação de Museu e Galerias, propostas para o Centro Cultural Octo Marques; o Museu da Imagem e do Som (MIS), as galerias DJ Oliveira e Cleber Gouveia e o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC).
O edital de Bolsa de Formação em Artes vai apoiar, parcial ou integralmente, a formação ou aperfeiçoamento técnico/artístico de profissionais no Brasil ou exterior, com duração de 3 a 12 meses. O de Artesanato, visa estimular os elos da cadeia produtiva do setor, a capacitação de artesãos, a aquisição de insumos e a participação ou a realização de feiras. Os editais de Festival de Música e de Cinema visam a promoção, a circulação, o intercâmbio ou a qualificação de artistas e demais profissionais da área, bem como a exposição, divulgação ou oferecimento de serviços ou bens artísticos que fomentem o mercado de negócios.
Com os editais, o Fundo de Cultura incentiva a sociedade produtora a sugerir novas formas de se fazer e propagar a arte, ao mesmo tempo em que apoia o aperfeiçoamento do profissional e a oportunidade de se criar um amplo campo de negócios em arte, tornando o estado de Goiás uma referência no assunto.
Para mais informações ligue para 3201-4980 ou envie e-mail para [email protected].
Fonte: Seduce Goiás