COE delibera volta às aulas em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus deliberou que há condições epidemiológicas para retorno às aulas presenciais, visto o alcance dos dois indicadores pactuados para volta às atividades escolares. A SES-GO ressalta que o COE reúne representantes de diversas instituições e tem caráter consultivo e deliberativo para com as suas decisões. Para garantir a efetividade desse módulo de funcionamento das instituições, os parâmetros serão reavaliados a cada 30 dias, conforme cenário epidemiológico.
De acordo com a deliberação do COE, essa volta das aulas presenciais deve ser feita de forma escalonada, gradual e planejada, seguindo o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino do Estado de Goiás. Foi deliberado pelo retorno de 30% da capacidade das instituições, seguindo os protocolos de biossegurança e distanciamento. A medida vale para a educação infantil e para os ensinos fundamental, médio e superior.
O retorno foi condicionado à análise de dois indicadores:
(1) queda sustentada de 15% no registro de óbitos, mantendo essa tendência de redução por, no mínimo, quatro semanas consecutivas;
(2) manter uma taxa de ocupação hospitalar em UTI inferior ou igual a 75%, pelo mesmo período citado anteriormente.
Ponto de vista da SEDUC 
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), a respeito do retorno das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino informa que existe um plano de retomada das aulas sendo construído, analisando tanto a área pedagógica, quanto a sanitária. A Secretaria informa que existe outra possibilidade, que é a de ter o retorno dos alunos que não tiveram acesso a aulas no Regime Especial de Aulas Não Presenciais.
A autorização do COE de hoje será analisada pelo órgão, e a princípio existe a possibilidade de somente os alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio que vão passar pela avaliação do ENEM seriam chamados para as unidades escolares. A Secretaria enfatiza que Goiás é um dos poucos estados da federação a manter o calendário escolar durante a suspensão de aulas presenciais e com isso o ano letivo se encerra normalmente no dia 19 de dezembro.
FONTE: Assessoria de comunicação da FGM com informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás