Circuito turístico oferece trilhas, flutuação, safari ecológico em meio às riquezas naturais e culturais do estado de Goiás

O interior de Goiás esconde tesouros ainda pouco conhecidos até mesmo pelos desbravadores de novidades do turismo nacional. Faz parte deste universo o Circuito Pegadas no Cerrado, roteiro integrado por seis municípios do sudoeste goiano que conta com a oferta de 52 produtos formatados de turismo de aventura, ecoturismo, cultura e tecnologia.
O circuito integra os municípios de Jataí, Rio Verde, Caiapônia, Chapadão do Céu, Serranópolis e Mineiros. Trata-se de um polo que representa uma das 10 regiões turísticas do estado de Goiás, listadas no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo. Cada município tem atrativos nos quais o visitante pode deixar suas pegadas em cachoeiras, parques naturais e aquáticos, praias do Rio Formoso, grutas, chapadões. Riquezas naturais e culturais, como sítios arqueológicos, piscinas naturais, oferta de hospedagem em pousadas de charme e a tradicional culinária goiana completam o cardápio de atrativos.
O roteiro possui 27 trilhas ecológicas criadas sob normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR), 5 estações de rapel, 1 ponto de flutuação, 1 circuito de rafting/bote e outro de canoa, 4 city tour e 9 pontos de turismo ecológico. Oferece também, com entrada pelo município de mineiros, um safari no Parque Nacional das Emas, Patrimônio Mundial Natural. Apesar do nome, o parque é também dos tamanduás, dos tatus, cachorros-do-mato, dos veados-campeiros, e outras espécies da fauna do Cerrado.
Além de se tratar de um roteiro turístico com atrativos para o ano inteiro, os municípios do Circuito Pegadas no Cerrado mantêm um calendário de eventos que movimentam a região em datas específicas. São alguns exemplos o campeonato de Motocross, em abril; a Festa do Milho e a Feira de Gastronomia, que acontecem em maio em Jataí; e a cavalgada, em julho em Chapadão do Céu; além do Festival de Quadrilha Junina, exposição agropecuária e o festival de música Canto do Cerrado, em Mineiros.
INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo firmou contratos no valor total de R$ 367,7 milhões para investimento no desenvolvimento do turismo no estado de Goiás. Destes, mais de R$ 240 milhões foram liberados e hoje são 77 obras em execução no estado. As cidades do Circuito Pegadas no Cerrado foram beneficiadas com obras de urbanização de orla de lagos, pavimentação de vias, construção de pórticos, urbanização de parques, entre outras.
Fonte: Ministério do Turismo