Cartilha do Turismo orienta gestores municipais para planejamento e gestão do território

A cartilha no formato on-line, nomeado de Plano Diretor Orientado ao Turismo está disponível. O material é destinado a apoiar gestores municipais, principalmente da área de turismo, em processos de planejamento e gestão do território.

Elaborado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o documento apresenta um passo a passo para que os Municípios turísticos ou com potencial turístico possam alavancar o desenvolvimento municipal por meio do fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos gestores.

Entre os temas reunidos na cartilha estão informações sobre o que é um plano diretor; como definir uma equipe técnica e realizar um diagnóstico crítico e participativo; como definir princípios, diretrizes e objetivos;e como definir estratégias, prever e captar recursos para a execução.

A pasta reforça ainda que o Plano Diretor Orientado ao Turismo é um suporte orientativo para os Municípios, que busca direcioná-los ao desenvolvimento e ao aproveitamento de espaços e atrativos turísticos. O material visa apoiar as cidades em temas como turismo sustentável, geração de renda e empregos, garantia da acessibilidade e vitalidade dos espaços urbanos turísticos.

Acesse aqui o Plano Diretor Orientado ao Turismo.

FGM e MTur