Capacitação do SUS prepara profissionais para atendimento a idosos

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a capacitação de profissionais de saúde no acolhimento e atendimento de idosos. Entre os objetivos dos cursos estão a prevenção e identificação da violência em idosos. O tema é debatido em 15 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Os treinamentos são oferecidos em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UnaSUS).
Por meio do Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, são oferecidos oito cursos autoinstrucionais e gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD). Os temas abordam o envelhecimento, ações estratégicas, condições clínicas, caderneta de saúde, abordagem familiar, avaliação multidimensional, estratificação dos perfis de funcionalidades e linha de cuidados para atenção integral à saúde da pessoa idosa. Ao participar das qualificações, os profissionais da saúde podem ser certificados em diversos níveis e modalidades.
Para ampliar ainda mais a discussão acerca do tema, a pasta também promoveu, um webnário para gestores de saúde sobre as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para conscientizar sobre a violência contra o idoso.
A Atenção Primária à Saúde e à Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) também promovem ações para acolher vítimas ou prevenir a violência à pessoa idosa. De 2013 a 2019, a Pasta realizou sete edições do mapeamento de boas práticas de gestão estadual e municipal no campo do envelhecimento. O objetivo é disseminar experiência com resultados positivos para todo o país. As experiências foram apresentadas em seminários nacionais. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).
Para ter acesso aos cursos, clique aqui.
FGM e MS