Campanha Setembro Verde “Doação de Órgãos Transformando Vidas”

“Doação de Órgãos Transformando Vidas”, esse é o tema da Campanha Setembro Verde deste ano. O lançamento aconteceu na segunda-feira, dia 4, as 9h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Rua SC-1, nº 299, Parque Santa Cruz). A campanha, organizada pela Central de Transplantes e Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, busca conscientizar a população sobre a importância de se tornar doador de órgãos e tecidos.

“A campanha busca alertar a sociedade que é preciso doar órgãos e tecidos e compartilhar esperança a pessoas que esperam por uma nova oportunidade de retomar suas vidas”, diz o secretário Leonardo Vilela. Durante todo o mês de setembro haverá atividades em hospitais e parques da Capital em alusão a campanha. Dia 27 é o Dia Nacional do Doador de Órgãos, com o evento no Parque Flamboyant.

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, até julho deste ano foram realizados 749 transplantes. Atualmente existem entre os receptores inscritos: 358 à espera de córnea, 277 para rim, 6 para coração. Essa fila é dinâmica, pois a cada dia tanto transplantes quanto novas inscrições são realizadas. “O consentimento da família autorizando a doação é primordial no processo de doação. Por isso a campanha é muito importante para criar uma cultura de doação, acabando com mitos e conscientizando as pessoas”, diz Fernando Castro, gerente da Central de Transplantes de Goiás.

Em Goiás estão credenciados para realização de transplantes: do coração – Santa Casa de Misericórdia de Goiânia; rim – Hospital Santa Genoveva, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Hospital Geral de Goiânia; conjugado pâncreas-rim – Hospital Santa Genoveva; e córnea – 17 estabelecimentos, entre particulares, conveniados e SUS.

Campanha Nacional

Tem como base a Lei Federal número 11.584, de 28 de novembro de 2007, que instituiu 27 de setembro como o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Ao longo do mês, são realizadas no Brasil diversas ações para sensibilizar os cidadãos sobre a importância de, em vida, manifestar aos familiares o desejo de doar órgãos e tecidos.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde