Campanha global de Desenvolvimento Urbano Sustentável inicia amanhã (1)

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) inicia nesta sexta-feira, 1º de outubro, a campanha Outubro Urbano. Neste ano, o destaque é o papel das cidades na luta contra a emergência climática com o slogan “Cidades na linha de frente da ação climática”.

Durante o mês, a organização internacional chama a atenção para o papel das cidades que são responsáveis por cerca de 70% das emissões globais de dióxido de carbono, buscando estratégias de como fomentar cidades e vilas inclusivas, sustentáveis e neutras em carbono.

A campanha Outubro Urbano antecede os debates de duas conferências globais: a Conferência Innovate4Cities, que acontecerá virtualmente de 11 a 15 de outubro e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontecerá entre 1º e 12 de novembro deste ano em Glasgow, no Reino Unido.

A campanha inicia com destaque para o Dia Mundial do Habitat, celebrado na próxima segunda-feira, 4 de outubro, com o tema “Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono”, e encerra no Dia Mundial das Cidades, 31 de outubro, com o tema “Adaptando cidades para a resiliência climática”.

No Brasil, em comemoração às duas datas, a ONU-Habitat promoverá o Circuito Urbano 2021, que integra as ações do Outubro Urbano e Dia Mundial do Habitat e visa a incentivar gestores, universidades, setor privado, organizações não governamentais a promoverem debates e eventos para dar visibilidade ao tema.

Gestores municipais interessados podem acompanhar os debates virtuais, para ter acesso a programação clique aqui.

FGM e CNM