Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda (12), nos municípios goianos

O Governo de Goiás, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e os 246 municípios goianos, inicia nesta segunda-feira (12/04), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Realizada simultaneamente em todo o território nacional, a imunização visa proteger, em especial, os indivíduos dos grupos considerados mais suscetíveis à doença. Estima-se que no Estado há mais de 2,4 milhões de pessoas aptas a receberem o imunizante. Com objetivo é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
Desenvolvidas pelo Instituto Butantan, as vacinas contra o vírus da gripe, o Influenza, será realizada por etapas, cada uma relativa a grupos prioritários diferentes. O governo vacinará  crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, população indígena, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.
A técnica de saúde da Federação Goiana de municípios (FGM), ressaltou que este primeiro momento, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde (SES-GO), já distribuiu 245,6 mil doses aos municípios goianos, quantidade suficiente para dar início à vacinação. A partir da chegada de mais vacinas do MS, que ocorre de forma gradativa, todos os municípios serão novamente abastecidos.
A FGM alerta aos gestores que a população que faz parte do grupo prioritário, que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus, devem dar prioridade à dose contra a covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza.
Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Quem tomar primeiro a da Influenza tem que esperar 15 dias para tomar a da covid-19. Se tomou a da covid-19, precisa esperar 15 dias para a da gripe. Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid.
Fonte: FGM e Governo do Estado