Câmara Técnica é lançada para elaborar políticas públicas de redução da mortalidade materna

O Ministério da Saúde lançou a Câmara Técnica em Mortalidade Materna. O colegiado irá avaliar e propor medidas para diminuir as taxas de mortalidade das mães. Além disso, serão levantadas novas referências científicas sobre o tema. Tendo como pauta prioritária a saúde das mulheres, principalmente com foco em reduzir um dos problemas históricos do nosso país: a mortalidade de gestantes por infecções e outras situações de risco.
A Câmara Técnica é composta por representantes do Ministério da Saúde, membros do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e de comitês estaduais de mortalidade materna. Instituímos a câmara técnica para investigar as causas de morte materna, adequar as políticas públicas e trazer respostas à população
A atividade compõe a estratégia da pasta para a implementação do Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19. O objetivo também é o apoio à tomada de decisão dos profissionais de saúde na assistência dessa população e demais intercorrências obstétricas ameaçadoras à vida materna.
FGM e MS