Cadernos ODS apontam avanços e desafios na implantação da Agenda 2030

Publicações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisam os ODS no Brasil e apontam avanços e desafios na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
 
 
Série Cadernos ODS analisa os indicadores de monitoramento das metas dos ODS e avalia os principais desafios enfrentados para que a Agenda 2030 seja efetivamente implementada. Eles abordam questões como erradicação da pobreza, redução da desigualdade, acesso à água e saneamento, promoção de saúde e redução das taxas de mortalidade, fontes limpas de energia, educação de qualidade, emprego pleno e trabalho decente.
Há quatro anos, os 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram a Agenda 2030 e os 17 Objetivos e estratégias previstos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental em todo o mundo. Esses ODS substituíram os antigos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Os cadernos tratam cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmados durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. Os estudos devem servir de ferramenta para o acompanhamento dos progressos alcançados até 2030. Também estão incluídos nos documentos, temas como: Acesso à habitação; Consumo sustentável e uso eficiente dos recursos naturais; Combate à mudança climática; Industrialização inclusiva e fomento à inovação; Conservação dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos; Proteção dos solos e da biodiversidade; Redução da violência e o acesso à justiça para todos.
 
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação FGM