Busca Ativa Escolar promove a iniciativa “Fora da Escola Não Pode” para diminuir a evasão dos estudantes

A pandemia da Covid-19 alterou a rotina de todos, mas não significa que o ano está perdido, as práticas educacionais mudaram para oferecer metodologias não presenciais. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que busca manter o vínculo dos estudantes com a escola, em momentos de crise e emergências. Com este propósito, é lançado a Campanha “Fora da Escola Não Pode”. O Programa é uma iniciativa da Unicef, UNDIME, CONGEMAS e CONASEMS com apoio dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, ATRICON, Inst. Rui Barbosa e do IRB.
O Programa ressalta que o direito a educação  é garantido pela constituição federal, mas a exclusão escolar ainda é uma realidade nossa, o trabalho infantil, gravidez na adolescência, os diversos tipos de violência, a falta de vagas ou transporte escolar, estão entre os muitos motivos da exclusão escolar. A Busca ativa escolar ajuda gestões estaduais e municipais a identificar aqueles que estão fora da escola ou em risco de abandono porque “fora da escola não pode”, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos.
A crise causada pela covid-19 mudou a vida de todos e alterou também a forma de como é oferecida a educação para crianças e adolescentes. Nenhuma menina ou nenhum menino podem ser deixados para trás, a Busca Ativa Escolar é uma estratégia criada para fazer com que esse direito seja garantido. Faça parte dessa campanha, saiba mais em buscaativaescolar.org.br
Fonte: FGM e Unicef