BNDES lança chamada para financiamento de projetos-piloto em Internet das Coisas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC), vai selecionar iniciativas de soluções em Internet das Coisas (IoT), a revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Segundo o edital lançado no dia 14, serão destinados R$ 20 milhões a projetos nas áreas de Cidades Inteligentes, Ambiente Rural e Saúde.
Na área de Cidades Inteligentes, devem concorrer propostas de ações para políticas de mobilidade, segurança pública, eficiência energética e saneamento. Para a saúde, a intenção é apoiar iniciativas que auxiliem na prevenção e no tratamento de doenças crônicas, além de ações que proporcionem melhorias na gestão de unidades de saúde. Em Ambiente Rural serão escolhidas iniciativas que podem ajudar a desenvolver o uso eficiente de recursos naturais, insumos e maquinário de segurança sanitária e bem-estar animal.
Podem apresentar propostas instituições tecnológicas (IT) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que tenham por missão institucional executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico, bem como desenvolvimento tecnológico. Estão aptas a participar da chamada, ainda, instituições de apoio (IA) criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse de instituições federais, estaduais ou municipais de ensino superior ou de instituições de pesquisa científica e tecnológica.
As propostas devem ser submetidas ao BNDES até 31 de agosto. Acesse para mais informações. A iniciativa é uma das medidas de impacto recomendadas pelo estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”, realizado pelo Banco em parceria com o MCTIC. O objetivo é estimular o ambiente de inovação, identificar oportunidades e necessidades de pesquisa e desenvolvimento para a tecnologia, mapear pontos de ajustes das soluções implementadas e avaliar a aceitação dos usuários.
 
Fonte: FNP