Avaliações em período de REANP é destaque em transmissão da FGM

A Federação Goiana de Municípios, realizou nesta quarta-feira, 23, uma webinar com mais de duas horas de duração. Representantes de diversas entidades discutiram sobre as avaliações pedagógicas em tempos de pandemia. A reunião virtual que contou com mais de 500 expectadores, teve a participação do Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha, representantes da Secretaria do Estado de Educação, na figura da Secretária, Fátima Gaviolli e a Superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Amorim. Além do Presidente da Undime, Marcelo Ferreira e o Presidente do CEE, Flávio de Castro.
O Presidente da FGM, Cunha, parabenizou a Secretaria de Educação pelo resultado no Ideb e destacou o papel dos municípios em detrimento da educação. “Com todas as dificuldades sabemos que não foi um ano perdido, cada um da sua forma, todos tentamos instruir e continuar educando com projetos e programas”.
A Secretária de Educação, Fátima Gaviolli, destacou a parceria entre as entidades para o enfrentamento desse período “As lideranças expõem, mas também escutam sugestões, pois mantemos o foco, e firmeza, em manter uma educação com regularidade”. O Presidente do CEE, Flávio de Castro disse que o conselho está procurando o melhor caminho para continuidade do sistema educacional mesmo com a pandemia.
Superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Amorim, trouxe uma apresentação com uma linha do tempo, que traça desde o início da pandemia até a resolução do CEE/CP Nº 15/2020. A mesma deu sugestões aos secretários de como avaliar os alunos nesse período, “Nossa maior preocupação é o aprendizado. Aprender o máximo possível e levando avaliações com qualidade”.
Sobre as Avaliações, Patrícia Amorim destacou a criação do Portfólio, que é uma forma de avaliar o aprendizado durante esse período de REANP, com a ferramenta, os gestores podem ter uma avaliação reflexiva do trabalho do professor, tendo a possibilidade de rever sobre práticas e metodologias. Adotando essa medida, os conteúdos chegaram com clareza aos estudantes.
Confira o slide de apresentação na íntegra 
O Presidente do CEE, Flávio de Castro lembrou que qualidade, nesse momento, é superior à quantidade. O conselheiro lembrou aos participantes a importância da frequência. Destacou ainda a importância em adotar a CEE/CP Nº 15/2020, afim de também encerrar o ano letivo. “Faremos um conselho de classe final, com os componentes curriculares a fim de revisar, e realizar uma avaliação crítica sobre o funcionamento e aprendizado”.
Presidente da Undime, Marcelo Ferreira preparou uma apresentação sobre as avaliações, sugerindo criatividade e individualidade por parte dos docentes no momento de avaliar. “Avaliar de verdade é acompanhar. Só existe educação com acompanhamento. Avaliação é um processo”. Marcelo também sugeriu formas avaliativas e instruiu os servidores sobre como realizar uma boa avaliação.
Confira o slide de apresentação na íntegra
Assista a transmissão completa aqui
A FGM confirma seu interesse em instruir a municipalidade e seus servidores, com temas que esclarecem dúvidas e ajudam no desenvolvimento dos municípios.
Fonte: FGM