Audiência pública sobre tratamento medicamentoso para casos de Covid-19 está com inscrições abertas

  • por

Nesta próxima quinta-feira (8), acontecerá uma audiência pública sobre tratamento medicamentoso para casos graves de Covid-19. A sociedade, profissionais e especialistas da área de saúde têm até 6 de julho para se inscrevem para participar, será on-line e transmitida ao vivo a partir das 14 horas.
O espaço de debate foi convocado pelo Ministério da Saúde e tratará da proposta de aprovação do segundo capítulo das Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19. Interessados em participar deverão se inscrever na chamada pública aberta no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
As diretrizes foram elaboradas para orientar o tratamento medicamentoso para pacientes com quadros graves da doença no SUS. O documento foi avaliado pela Conitec e teve recomendação final favorável à aprovação. Para ter acesso, clique aqui.
A convocação da audiência pretende levantar mais subsídios, além dos já compilados no relatório técnico final da Comissão, para a tomada de decisão. O texto tem o objetivo assegurar tratamento adequado à população, reduzindo a variabilidade nas condutas tomadas, à luz das evidências atualmente disponíveis.
O primeiro capítulo do documento foi aprovado, após recomendação da Conitec. Nessa etapa, foram debatidas orientações sobre a prática clínica, tanto para a otimização do uso de oxigênio e adequado suporte ventilatório, quanto para promover processo ágil de intubação orotraqueal (IOT) e otimização do uso de medicamentos sedativos e de bloqueadores neuromusculares, visando segurança e adequada assistência ao paciente.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência pública é um instrumento de participação social, utilizado pela Administração Pública para obter informações, sugestões e críticas da sociedade a respeito de tema que esteja sob análise. O objetivo é ampliar a discussão sobre o assunto e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.
Para se inscrever, clique aqui. 
FGM e MS