Atualização cadastral para emissão da ID Jovem segue ativa na pandemia

A inscrição no Cadastro Único é requisito para a emissão do ID Jovem, documento que garante acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. A atividade de inclusão e atualização de dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) não foi interrompida durante o período de pandemia da Covid-19.
Assim, jovens de baixa renda, estudantes ou não, que pretendem emitir a Identidade Jovem (ID Jovem) e precisam regularizar os dados no Cadastro Único, podem realizar a inscrição e atualização cadastral nos postos do Cadastro Único ou por telefone ou internet, para evitar aglomerações.
O Cadastro Único é uma ferramenta que permite que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. É importante ressaltar que, mesmo durante a pandemia, a inscrição dos jovens no Cadastro Único continua como requisito para a emissão do documento. As gestões municipais devem continuar atendendo aos jovens de baixa renda interessados em emitir a ID Jovem, seguindo os procedimentos e conceitos definidos por normas do Ministério da Cidadania para inscrição e atualização cadastral.
O jovem que realizar a inscrição ou atualização no Cadastro Único deve aguardar até 45 dias para emitir a ID Jovem. Após a emissão, o documento virtual tem validade de 180 dias. Terminado o período, é necessário emitir novo cartão, por meio do site do programa, momento em que os requisitos são verificados novamente.
Para solicitar a ID Jovem, a pessoa interessada precisa cumprir os requisitos do programa: ter entre 15 e 29 anos, estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar total de até dois salários mínimos e estar com dados atualizados há pelo menos 24 meses no Cadastro Único.
FGM e MC