Atendimento a crianças com doenças cardiovasculares congênitas é ampliado pelo SUS

Para melhor atender crianças com doenças cardiovasculares congênitas em todo o país, o Ministério da Saúde lançou o Programa Renasce. No total, a previsão é de que R$ 14 milhões sejam investidos e custeados para ações estruturantes da rede de atendimento especializado.
Foi inaugurada a área ampliada da UTI pediátrica e do novo tomógrafo do Instituto, além de novos serviços e ambientes de medicina nuclear, radiologia digital e uma brinquedoteca. O investimento do Governo Federal foi de R$ 10 milhões nas novas estruturas.
O Governo Federal tem como prioridade qualificar essa assistência para que possamos ampliar o acesso de todos aqueles que nascem com cardiopatias congênitas no Brasil.
PROGRAMA RENASCE
Com o programa, sete centros especializados serão integrados ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro, instituição vinculada ao Ministério da Saúde e que é referência no tratamento de alta complexidade em doenças cardíacas. São eles:

  • Hospital do Coração (SP);
  • Instituto do Coração (SP);
  • Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP);
  • Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (DF);
  • Instituto Dante Pazzanese (SP);
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (PE) e;
  • Hospital do Coração de Messejana (CE).

Essa união de forças vai permitir o desenvolvimento de ações estruturantes em toda a rede cardiovascular especializada do país, composta, atualmente, por 69 unidades habilitadas pelo Ministério para realizar cirurgias cardiovasculares pediátricas. A iniciativa também vai permitir a capacitação de profissionais de saúde que atuam no cuidado das crianças, com cursos e outras ações educativas.
FGM e MS