Atenção Gestores: prazo para preenchimento do SNIS foi prorrogado

A Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta aos gestores de meio ambiente que o prazo para o preenchimento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), foi prorrogado para 11/06/2021. Não deixem de finalizar o preenchimento de seus formulários, que deve ser realizado separadamente pelos temas água e esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais. O Manual disponibilizado pelo governo federal traz orientações aos gestores sobre como realizar esse procedimento.
A área técnica da FGM destaca que é necessário preencher corretamente as informações, pois a adimplência junto ao SNIS é condição para os Municípios acessarem recursos federais oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Fundação Nacional do Saneamento (Funasa) para melhorias na gestão dos serviços públicos de saneamento.
Além disso, a inserção correta desses dados influencia nas políticas públicas no setor, bem como possibilita aos governos federal e estadual elaborarem políticas públicas e acompanhar a evolução do setor de saneamento nos componentes água, esgoto, resíduos e drenagem pluvial. No mês passado, o MDR participou de live promovida pelo Instituto Água e Terra para ressaltar a importância do SNIS e orientar os gestores quanto ao seu preenchimento correto. O evento foi transmitido pelo Youtube.

FGM