Atenção gestores para as orientações na área da assistência social

Com as medidas de prevenção e proteção adotadas para evitar o contagio do novo coronavírus (COVID-19), a Federação Goiana de Municípios (FGM) reforça que é importante para os gestores e técnicos dos serviços socioassistenciais fiquem atentos à necessidade de reavaliar a oferta continuada das ações. Isto porque uma das principais estratégias de intervenção da Política de Assistência Social é o trabalho em grupo, seja no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).
A FGM recomenda a revisão do planejamento das atividades nos próximos meses, em consonância com as orientações do Ministério da Saúde (MS) para a prevenção e o controle da transmissão do novo coronavírus. Como medida de prevenção, tendo em vista que idosos e pessoas em situação de rua são público específico da Política de Assistência Social e grupo de risco frente à Covid-19, é prudente suspender atividades em grupo, observando as diretrizes do MS, com exemplo do decreto foito pelo Governador Ronaldo Caiado  para que as pessoas se conscientize em tomara as medidas preventivas para evitar o contagio da doença.
As visitas domiciliares presenciais, objeto de intervenção de programas como Criança Feliz e Bolsa Família, também devem ser temporariamente suspensas nesse momento de epidemia. A área técnica da Assistência Social da FGM recomenda que os gestores busquem novas formas de contato com as pessoas para evitar as visitas presenciais, possibilitando assim temporariamente novos instrumentos para manter contato com seu público.
Entre as medidas, os gestores podem utilizar os serviços para, em conjunto com as equipes de saúde, informar a população sobre a necessidade de prevenção à infecção pelo novo coronavírus, a capacidade de atendimento da estrutura de saúde local e os fluxos dos pacientes caso necessitem de atendimento. As ações são fundamentais para orientar e tranquilizar a população.
A participação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) também é fundamental nesse processo, apoiando a gestão municipal tanto na construção de estratégias para informar a população, bem como para intervir junto ao Estado e à União para que os Municípios não sejam prejudicados em termos de repasses que são vinculados ao número de atendimentos/acompanhamentos/visitas realizados.
Os gestores poderão entra em contato com a técnica da área da assistência Social Nayara Pantoja, para tira qualquer duvida (62) 98174-1265 ou no 39997450.
Fonte: FGM com da CNM.