ATENÇÃO GESTORES GOIANOS: Municípios devem atualizar o sistema e-SUS AB

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que o Cosems publicou nesta quarta-feira (26), que todos os municípios goianos devem atualizar o sistema e-SUS AB para a versão 3.2.31 visando atender a renovação do certificado de segurança do centralizador nacional. A atualização é necessária para garantir que os dados cheguem a base federal sem prejudicar a apuração, que pode trazer consequências nas informações e nos pagamentos realizados pelo Ministério da Saúde no âmbito da Atenção Básica. Todos os municípios devem atualizar o PEC antes do fechamento da competência atual (agosto de 2020), que tem como prazo final de envio o dia 15 de setembro de 2020.
A nova versão traz melhorias importantes nos componentes de segurança do módulo de transmissão do sistema,  motivo da atualização necessária para todos os municípios brasileiros. Dessa forma, a partir de 25 de agosto de 2020, o centralizador federal do e-SUS AB não receberá mais informações de instalações com versões anteriores a 3.2.31. Os municípios com sistemas proprietários ou terceiros podem continuar utilizando as versões disponíveis do LEDI para integração, sendo necessário atualizar apenas o PEC utilizado como transmissor.
Com a finalidade de evitar problemas na transferência de dados para a base nacional para as próximas competências recomendamos que a atualização seja feita com antecedência ao encerramento da competência de Agosto de 2020, conforme Portaria GM Nº. 135, DE 21 DE JANEIRO DE 2020. A atualização imediata visa evitar problemas decorrentes de indisponibilidade/falhas de comunicação/conexão, causados pela grande demanda de envio nos últimos dias do prazo e que impeçam a chegada dos dados ao Centralizador Nacional.

Acesse aqui as informações da Estrategia e-SUS AB

Faça o download neste link

Para tira quaisquer duvidas no site