Atenção gestores: Dados do Censo Escolar devem ser conferidos até 30 de outubro

Os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2020 foram publicados nesta quinta-feira (01). Os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino têm até 30 de outubro para conferir, complementar e, se for necessário, retificar as informações escolares. Esta é a última oportunidade para realizar alterações nas informações declaradas. Neste período, as escolas também podem complementar informações que não tenham conseguido declarar no período de coleta do censo.
E importante lembra que não será mais possível alterar os dados declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2020 após o dia 30 de outubro. Que os gestores escolares estejam atentos a esse período e confiram os dados por meio dos relatórios disponíveis, no Sistema Educacenso.
Alguns relatórios poderão ser visualizados somente ao selecionar uma escola no sistema. Tratam-se das relações de alunos vinculados exclusivamente a turmas de atividade complementar, de atendimento educacional especializado e de curso de formação inicial e continuada concomitante. Matrículas dessa natureza serão desconsideradas para as estatísticas oficiais e para o repasse de recursos, caso não seja informado o vínculo do aluno na escolarização.
Secretários – Os gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação devem acompanhar todo o processo censitário e zelar pelo cumprimento dos prazos. A atual divulgação tem caráter operacional para a atualização das informações, e os números publicados nesta etapa da coleta de dados possuem caráter preliminar.
Resultados finais – A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino, de forma contextualizada, e dos microdados públicos está prevista para dezembro de 2020. O Censo Escolar da Educação Básica 2020 será publicado no DOU e, como previsto em lei, servirá como base à destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
Veja os dados preliminares do Censo Escolar 2020
Confira no Educacenso dados preliminares do Censo Escolar 2020
Fonte: FGM com dados ME.