Ampliado prazo de validade de lotes da vacina Covid-19 da Fiocruz

Lotes da vacina Covid-19 produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e distribuídos pelo Ministério da Saúde tiveram o prazo de validade ampliado de seis para nove meses. A autorização foi dada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A autorização do novo prazo havia sido dada pela Anvisa ainda no mês passado e valia apenas para lotes fabricados após o dia 30 de março. Com a nova decisão, a validade de nove meses se estende, também, a lotes já fabricados e distribuídos pelo Governo Federal. A decisão foi dada por unanimidade.

Confira a lista dos lotes

Os especialistas consideraram pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência e a avaliação dos técnicos de que as ações indicadas pelo fabricante permitem a rastreabilidade e identificação dos lotes já distribuídos.

Com a autorização excepcional, os lotes constantes desta lista, embora tragam a validade de seis meses no rótulo por terem sido fabricados antes da ampliação do prazo, podem ser utilizados por nove meses.

Já os novos lotes, fabricados após 30 de março, devem trazer no rótulo, obrigatoriamente, o novo prazo de validade aprovado (9 meses).

FGM e MS