Alto Paraíso recebe Seminário Internacional sobre Gestão Cultural e Integrada de Território

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a cidade de Alto Paraíso será palco para o primeiro Seminário Internacional de Gestão Cultural Integrada de Território. O evento é uma estratégia para a articulação e implementação de plataformas de desenvolvimento sustentável na região, e contará com diálogos, proposições discussões e entendimentos para a consolidação de uma cidade do bem-viver, sendo um projeto demonstrativo na reserva da biosfera do Cerrado – Goiás / UNESCO.
O evento é parte de um grande projeto do Governo de Goiás que definiu Alto Paraíso como projeto piloto e referencial para centro da implantação e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU), assim como do Programa Cultivando Água Boa, transformando o município e a região referências em um modelo internacional de sustentabilidade. O programa está sob responsabilidade e coordenação da Secima, cujo objetivo é gerenciar expectativas e abrir campo para uma estratégia de médio e longo prazo para o município e região.
Na sexta-feira, dia 30, as atividades vão ocorrer no Auditório do Hotel Chappada, às 19 horas. O destaque fica por conta da palestra “O Desafio da Sustentabilidade: Reflexões sobre Perspectivas Mundiais e Intervenções Locais – o Entendimento Global a partir da superação dos dilemas locais”, com o professor Luiz Oosterbeek –
No Sábado, dia 01 de outubro, o debate será no auditório da UNB-Cerrado, no Bairro Cidade Alta. Temas como as plataformas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Reserva da Biosfera do Cerrado e do Programa Cultivando Água Boa serão apresentados pela Superintendente Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira. Haverá também a participação do professor da UFG, Saulo Oliveira, além do professor em Ciências Políticas pela UFMG, Robert Bonifácio. A palestra no sábado vai tratar de “Gestão Cultural Integrada de Território” novamente com o professor Luiz Oosterbeek. O seminário internacional foi idealizado pela Secima, em parceria com o Instituto Terra e Memória (Portugal), com a Universidade Federal de Goiás e com o Instituto Espinhaço.
Entenda o projeto para Alto Paraíso
A globalização mudou profundamente a realidade em que vivemos em Alto Paraíso, em Goiás, no Brasil e no mundo. Não é mais possível resolver as dificuldades uma a uma, de forma desarticulada e usando apenas a experiência do passado. No nosso dia a dia, precisamos usar os avanços da ciência e da tecnologia, sem esquecer os saberes tradicionais, e precisamos, sobretudo, refletir sobre os dilemas com que somos confrontados, fazendo escolhas, muitas vezes difíceis.
E a primeira escolha a fazermos é atuarmos para guiar a mudança, ao invés de sermos guiados por ela. Nesse processo, precisamos conhecer os recursos de que dispomos, os meios para utilizá-los e as oportunidades que estão associadas ao território. Precisamos atuar sobre os recursos, os meios e as regras de forma integrada, percebendo que o mais importante não é nenhum deles: o mais importante são as pessoas.
Esse é o ponto central da abordagem deste seminário internacional. O Governo do Estado de Goiás propõe, apoiado no encontro de ideias e pessoas, com abordagens inovadoras, contribuir com novas visões sobre as formas como nós, individual e coletivamente, transformamos o território de Alto Paraíso.
A visão do Governo é a de que o desenvolvimento sustentável do território do Estado de Goiás deve ocorrer de forma planejada, integrada, permanente e com horizonte de longo prazo. Esse é o desafio que se apresenta.
Com a estruturação de um projeto demonstrativo de gestão cultural integrada do território, que promova uma efetiva conexão entre os agentes locais de transformação – Prefeitura Municipal, organizações da sociedade civil, órgãos de fomento, universidades e grupos de cidadãos e parceiros multidiversos, pretendemos lançar as bases para um novo paradigma de sustentabilidade para Alto Paraíso.
Com o objetivo de organizar e apoiar a implementação de plataformas de sustentabilidade que estão propostas e desenvolvidas para o território de Alto Paraíso, propomos, desde já, fundamentar as bases para um projeto estruturante que tem, na estratégia de GCIT, sua ferramenta mais eficaz. A estratégia de GCIT poderá ser desenvolvida de forma a cooperar com a implementação da plataforma dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como também cooperará para a proposta de Cultivando Água Boa e de outras que estejam em sinergia com os objetivos da Reserva da Biosfera do Cerrado e com a visão de inovação do governo do estado de Goiás.
Fonte: SECIMA