Alerta: Coleta de dados SNIS 2022 termina em 30 de maio; evite o bloqueio de seu município

A Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta para o prazo final da Coleta de Dados do Módulo de Resíduos Sólidos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referente ao ano de 2021, que termina no dia 30 de maio. Em Goiás, 73 municípios ainda não iniciaram o preenchimento, isso pode impossibilitar o acesso a recursos do Governo Federal para investimentos em saneamento básico, conforme Novo Marco do Saneamento.

As informações solicitadas referem-se aos serviços de Água e Esgoto, Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem Urbana e devem ser preenchidas no sistema on-line, disponível no endereço http://app4.mdr.gov.br/snisweb/. Depois do Novo Marco do Saneamento Básico, aqueles municípios que não preencherem o sistema ficarão inadimplentes e terão bloqueados os acessos aos recursos federais para saneamento básico, seja via FUNASA, emendas parlamentares, Caixa, etc.

Confira a lista dos municípios goianos que ainda não iniciaram o preenchimento, clique aqui. 

Primeiro acesso

Para fazer seu primeiro acesso é importante frisar que a senha utilizada na coleta passada está expirada, por isso, é necessário realizar o Primeiro Acesso 2021. Para iniciar o preenchimento siga os seguintes passos:
1) Acesse o sistema de informações pelo link http://app4.mdr.gov.br/snisweb/
2) Em Primeiro Acesso, selecione a UF e o nome do município e, em seguida, o tipo de serviço que atende e o nome do prestador de serviços.
3) Faça o cadastro do encarregado da informação, declarando, preferencialmente, um e-mail institucional. Você receberá no e-mail cadastrado o login e a senha cadastrada.
4) O sistema SNISWEB é o ambiente de coleta de informações dos serviços de Resíduos Sólidos e de Água e Esgoto, para alterar os formulários de preenchimentos é necessário clicar em “SAIR” e realizar o login no módulo desejado, ambos os módulos possuem login e senhas próprios.
5) O Manual de preenchimento e glossário de informações estão disponíveis em: http://snis.gov.br/coleta-de-residuos-solidos

Caso haja dúvidas com relação ao preenchimento das informações, o contato com a equipe técnica do SNIS-RS deve ser realizado pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (61) 2108-1403/1396/1229.