Agrodefesa promove treinamento sobre a emissão de GTA integrada à Nota Fiscal

A Agência de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizará treinamento sobre as mudança nos procedimentos para emissão integrada da Guia de Trânsito Animal (GTA) em conjunto com a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). O objetivo é capacitar servidores envolvidos no atendimento para a emissão simultânea desses documentos. O treinamento ocorrerá nos dias 21,22 e 23 de junho virtualmente através da ferramenta Zoom, no período vespertino. A integração dos serviços acontecerá ainda esse mês e promete beneficiar o setor rural, tornando o processo de emissão de ambos os documentos de forma mais ágil.
A capacitação torna-se necessária pois, o Governo de Goiás está promovendo a integração da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) para facilitar a movimentação e comercialização de gado pelo produtor rural. O Termo de Cooperação entre a Agrodefesa viabilizando a integração já foi publicado no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o Diretor de Gestão Integrada da AGRODEFESA, Augusto Amaral, toda esta integração de sistemas trará ao produtor rural simplificação e agilidade durante a emissão dos documentos (GTA/TTA e Nota Fiscal Avulsa ). Esta integração, que é uma demanda antiga por parte das entidades de representação do Setor Produtivo, Parlamentares e Secretaria de Agricultura, só se concretizou graças ao empenho das equipes da AGRODEFESA e Secretaria de Economia. Da forma como o projeto de integração foi desenvolvido, os sistemas informatizados de ambos órgãos, impossibilitarão a emissão de GTA /TTA sem que a NFA-e seja emitida, ou vice-versa. Os canais digitais de atendimento aos usuários, entre eles o Expresso, contarão com esta solução tecnológica.
“Essa mudança tem foco principal no cidadão. O Estado tem trabalhado para prover mais serviços digitais com mais eficiência. A integração dos Sistemas de diferentes Órgão e Secretarias visa reduzir a burocracia, agilizar processos e prestar um melhor serviço, evitando que o produtor rural necessite utilizar sistemas diferentes quando precisar de um serviço público. Por esse motivo a integração entre a GTA e NFA-e estará presente tanto no Sistema SIDAGO quanto na Plataforma Expresso”, ressalta Carlos Howes, Gerente de Tecnologia da Agência.
FGM e Agrodefesa