Agenda intensa marca transferência da capital para a cidade de Goiás


Seguindo um protocolo que já é tradição no Governo, o governador José Eliton transfere, na próxima terça-feira, dia 24, os Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário de Goiás, de Goiânia, para a cidade de Goiás, que foi capital oficial até 1933. Durante período de 24 e 26 de julho, a antiga capital goiana se transforma em capital simbólica do Estado, em homenagem ao aniversário da cidade de Goiás, comemorado em 26 de julho.
José Eliton vai comandar uma extensa agenda durante os três dias. Na terça-feira, dia 24, às 18 horas, haverá a solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entrega da Comenda de Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Chafariz. A partir das 20h, a cidade recebe shows do Trio Parada Dura e além de outros cantores goianos animarão a noite, em comemoração aos 291 anos da cidade de Goiás, na Praça de Eventos Dr. Boadyr Veloso.
Na quarta-feira, dia 25, o governador inicia a programação do dia participando do culto ecumênico pelo aniversário da cidade, às 7h30. Em seguida, visita o Mercado Municipal e, depois, vistoria as obras do programa Goiás na Frente.
Às 9h, o governador e sua comitiva visitam o Fórum da Cidade, no Setor Aeroporto, e depois realizam a instalação do Ministério Público, na sede do órgão, ao lado do Palácio Conde dos Arcos. No fim da manhã, José Eliton fará uma visita ao bispo Diocesano Dom Eugênio Rixen, da Diocese de Goiás.
No período da tarde, às 14h, José Eliton se reúne com prefeitos membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho e Araguaia (Cisriva), do Consórcio Público Intermunicipal Serra Dourada de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental de Goiás (Consed-GO), do Caminho de Cora e de 13 Polos Regionais Estratégicos, na Prefeitura Municipal.
Logo depois, às 15h, acompanhado de várias autoridades, Eliton visita a Loja Maçônica União e Justiça, na Vila Santa Júlia. Em seguida, entrega a Comenda da Ordem do Mérito Cora Coralina a prefeitas municipais de cidades goianas, no Quintal do Museu da Casa de Cora Coralina.
À noite, será celebrada uma missa em ação de graças aos 291 anos da cidade de Goiás, na Igreja Matriz de Sant’ana. A programação do dia termina com o corte do bolo de aniversário, na Praça do Coreto.
No terceiro e último dia da transferência da capital, o governador José Eliton encerra a programação com visitas ao Hospital São Pedro de Alcântara e o Centro de Referência em Hemodiálise.
Serviço: Programação Cidade de Goiás
Terça-feira, dia 24 
18h Instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera – Praça do Chafariz.
20h Show com o Trio Parada Dura e cantores goianos em comemoração aos 291 anos da Cidade de Goiás – Praça de Eventos Dr. Boadyr Veloso.
Quarta-feira, dia 25
7h30 – Culto Ecumênico pelos 291 anos da Cidade de Goiás; em seguida, visita ao Mercado Municipal e às obras do Programa Goiás na Frente.
9h – Visita ao Fórum – Rua 3, Qd. 7, Lt. 1 – Setor Aeroporto.
10h – Instalação do Ministério Público – na Sede do Ministério Público (ao lado do Palácio Conde dos Arcos).
11h – Visita ao bispo Diocesano Dom Eugênio Rixen – na Diocese de Goiás – Rua Joaquim Rodrigues – Centro.
17h – Reunião com Prefeitos membros do Cisriva, Consed, Caminho de Cora e de 13 Polos Regionais Estratégicos – Prefeitura Municipal.
15h – Visita à Loja Maçônica União e Justiça – Av. Hermógenes Coelho, Qd.9, Lt.05 – Vila Santa Júlia.
17h – Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cora Coralina a Prefeitas Municipais do Estado de Goiás – Quintal do Museu da Casa de Cora Coralina.
19h – Missa em ação de Graças pelos 291 anos da Cidade de Goiás – Igreja Matriz. de Sant’ana.
20h – Corte do Bolo de Aniversário – Praça do Coreto.
Quinta-feira, dia 26
8h – Visita ao Hospital São Pedro de Alcântara e visita ao Centro de Referência de Hemodiálise.
Fonte: Goiás Agora