Agenda Ambiental promove princípios de sustentabilidade na Administração Pública

O que é A3P?

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais.
Era preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, como reduzir os gastos, como gerar o mínimo de rejeitos, como adquirir produtos que causassem menos danos ao meio ambiente, em suma, como implantar um programa de sustentabilidade na administração pública.
Para tanto foi preciso repensar os padrões de produção e consumo do setor público e, em contrapartida, buscar estratégias que fossem inovadoras. Essas estratégias, foi percebido, estariam associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. E é o que propõe a A3P.
A A3P reflete o interesse da sociedade, ao contribuir para a melhora da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.
O Programa A3P integra o Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS), que, por sua vez, faz parte da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.

Como implantar a A3P

A implantação da Agenda Ambiental na Administração pública demanda comprometimento institucional, coletivo e individual. Para implantá-la na sua instituição, é necessária a formalização do Termo de Adesão entre o MMA e o órgão interessado.  Clique AQUI e saiba como o processo de implantação é realizado.

Eixos Temáticos

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos. Saiba mais sobre cada um dos Eixos Temáticos e suas aplicações práticas clicando nos links abaixo:
●  Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
●  Gestão adequada dos resíduos gerados;
●  Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
●  Sensibilização e capacitação dos servidores;
●  Compras públicas sustentáveis;
●  Construções sustentáveis.