Adolescentes de Goiás mostram aos municípios o que é o CPA durante a formação continuada dos agentes públicos do Nordeste goiano

  • por

Essa formação, que teve participação da Presidente da Rede de Primeiras Damas da Federação Goiana de Municípios (FGM), Cláudia Tolentino, tem como objetivo orientar os Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares e outros atores do Sistema de Garantia de Direito (SGD) do Nordeste goiano da importância de formação e estruturação do Conselho da Criança e Adolescente, podendo assim, atingir políticas públicas na área.

Na oportunidade, foi reforçado a importância da participação de profissionais do SGD, e nas palavras do Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de Goiás (CEDCAGO), Hélio Fogaça , “esperamos que tragam adolescentes para participarem dessa formação e que eles possam demonstrar sua vez e voz nos espaços de debate da política”.

Esse evento, que teve início no dia 13/09, vai perdurar até dezembro (08/12/2021), sendo dividido em módulos e passando por todas as regionais. A FGM apoia essa iniciativa, visto a importância deste tema. A Primeira Dama, Cláudia Tolentino, destaca a necessidade de participação dos municípios e seus agentes. “Essa é uma oportunidade de capacitação e de promover ações para nossa população”.

Como marca do encontro online, foi demonstrado aos participantes a importância de criar o próprio CPA, pelos próprios adolescentes envolvidos, vinculado ao conselho municipal da criança e adolescente (CMDCA), conforme orienta a resolução 191 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente.

FGM