Acompanhada de comitiva de prefeitos FGM participa de reunião nos Correios em Brasília

Em busca de solução para o não fechamento dos bancos postais (serviços bancários), o presidente Haroldo Naves, juntamente com o presidente da AGM, Paulo Sérgio, acompanhados de uma comitiva de mais de 15 prefeitos e a presença de Deputados Federais e o Senador Wilder Morais. Estiveram na noite desta terça (29/08), em reunião na sede dos Correios em Brasília com o presidente Guilherme Campos. O intuito do encontro foi de levar ao presidente dos Correios a preocupação e importância da não desativação do serviço do Banco Postal em um grande número de municípios do Estado e quais seriam as medidas para reverter à situação.
O encerramento da prestação deste tipo de serviço nas agências implica em decorrência de decisão do judiciário da obrigatoriedade no Estado de Goiás, da necessidade de vigilantes nas agências que prestam o serviço de Banco Postal. É importante destacar que essa mudança visa alterar somente o serviço bancário, o trabalho postal continuará. Segundo os Correios, essa medida se dá em virtude ao corte de gastos de orçamento, devido à necessidade da implementação de medidas de segurança as agências que prestam o serviço bancário.
A preocupação da Federação e dos prefeitos é que em muitos municípios, principalmente os menores, há apenas o Banco Postal para atendimento a população, como recurso bancário. Para o presidente, Haroldo Naves, o fechamento do Banco Postal nessa quantidade de municípios, acarretará grandes problemas como prejuízos econômicos, além da dificuldade da população em ter que buscar o serviço em outras localidades. “Nosso trabalho tem sido de buscar soluções e alternativas para que os municípios e a população não sofram prejuízos. O fechamento dos bancos postais impacta diretamente na economia municipal. Vamos buscar todas as alternativas possíveis para reverter à situação” pondera o presidente da FGM.
Fazendo suas ponderações aos prefeitos, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, apresentou o que pode ser feito para impedir o fechamento, são três alternativas que seriam: suspender a obrigação que há no Estado da necessidade do vigilante armado dentro das agências; ou o próprio prestador de serviço bancário arcar com as despesas; ou uma parceria com as prefeituras para custear o vigilante.
Presentes na reunião alguns prefeitos manifestaram a preocupação com o encerramento da prestação do serviço e destacaram sobre a importância e necessidade das agências para a comunidade local. A prefeita de Turvelândia, Reila Naves, foi uma das que demonstrou preocupação e que acredita que a melhor solução no momento seria a derrubada da liminar que impõe a obrigatoriedade.
Também presente durante a reunião o senador Wilder Morais, ponderou que irá trabalhar para manter os bancos postais do Estado de portas abertas uma vez que seu fechamento representaria um enorme prejuízo para nosso Estado. O Deputado Federal Alexandre Baldy, salientou que os municípios goianos não podem perder esse serviço tão necessário à população.
Reunião com o Governador
O governador Marconi Perillo, recebeu nesta quarta (30), os presidentes das entidades municipalistas (FGM e AGM), para tratar sobre o fechamento dos bancos postais nos municípios e demonstrou preocupação com a situação. Segundo o presidente Haroldo Naves, será realizado um trabalho de estudo e análise para buscar alternativas para impedir o fechamento dos bancos postais.