Ação da Saúde garante 2,8 milhões de medicamentos de intubação

O Ministério da Saúde (MS) garantiu mais de 2,8 milhões de unidades de medicamentos para intubação orotraqueal (IOT) no Brasil, após diversos acordos fechados com indústrias farmacêuticas nos últimos dias para evitar o desabastecimento. A Federação Goiana de Municípios (FGM) comemora junto aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS), a ação contribuirá com o enfrentamento da Covid-19 nos municípios goianos.
Na segunda-feira (29/03), a empresa Aspen Pharma disponibilizou 13,8 mil unidades de IOT e a empresa Farmoquímica irá entregar 44.890 ampolas nos próximos dias. Essa remessa se junta a outros acordos firmados na sexta-feira (26/03). A empresa MSD se comprometeu a enviar 545 mil ampolas – 470 mil unidades para os próximos 15 dias e 75 mil para os próximos 15 dias. Em outra tratativa, a empresa Aché garantiu a distribuição de mais 129 mil unidades de medicamentos para intubação, que serão entregues nos próximos 7 dias.
Na última quinta-feira (25/03), a empresa União Química começou o envio dos medicamentos que foram acordados com o MS. O primeiro lote, com 165 mil sedativos, de um total de 1,4 milhão de unidades, chegou ao depósito de Guarulhos/SP. Em outros acordos, a empresa Cristália firmou compromisso de enviar 1,2 milhão de medicamentos e a Eurofarma se comprometeu a enviar 212 mil unidades. As entregas já começaram e devem se estender ao longo dos próximos dias.
Os acordos respeitam a realidade de cada fabricante, contratos prévios e a necessidade do país, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões de maior risco de desabastecimento. Diante do quantitativo de medicamentos disponível, a distribuição é feita de acordo com o Consumo Médio Mensal informado pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Assim que todas as entregas chegam aos estados e Distrito Federal, é de responsabilidade dos gestores locais a organização e distribuição dos medicamentos aos municípios, conforme as demandas. 
Fonte: FGM e MS