Aberto calendário de ações de educação ambiental

Secretarias municipais de meio ambiente e de educação podem solicitar espaço na agenda de atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Secima em 2018. São ações diversas, como palestras sobre Código Florestal, biodiversidade, recursos hídricos, resíduos sólidos e as principais questões que envolvem os recursos naturais na atualidade. Também há espaço para oficinas de cinema ambiental voltadas para estudantes de todas as idades e professores, com o uso de dispositivos móveis. Há ainda a oficina de artesanato em papel reciclável, feita em parceria com a OVG, em que os alunos desenvolvem habilidade de transformar em arte os mais diversos tipos de papéis que seriam descartados.
Fim de ano
As últimas ações de educação ambiental ocorreram na primeira semana de dezembro, nos municípios de Alvorada do Norte e Buritinópolis, no Nordeste goiano. Nos dias 4 e 5, a Escola Municipal Professora Odília Justa da Silva, em Alvorada do Norte, foi palco para o trabalho de conscientização e sensibilização ambiental com cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental II. O conteúdo da palesta foi abordado de forma transversal, permeando a Base Curricular Nacional Comum, com os temas de resíduos sólidos e coleta seletiva.
Os mais de 100 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Claret Cardoso, também em Alvorada do Norte, perceberam que grande parte dos conteúdos abordados na palestra da Secima são abordados no Enem. O foco foi a importância das Áreas de Preservação Permanente, os diferentes usos da água e o custo que se paga por seu uso. Os alunos identificaram a importância da preservação dos cursos d’água com os problemas de degradação do Rio Corrente, que corta a cidade. Em decorrência disso, os alunos puderam aprender na prática o que é um PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas).
Em Buritinópolis, os trabalhos de educação ambiental da Secima ocorreram na Escola Municipal Professora Alaíde Barbosa Brito. Os 147 alunos aprenderam sobre a separação de lixo orgânico e inorgânico e o risco da contaminação da “água da cisterna” (do lençol freático) por meio da contaminação do solo. A diretora da escola, Andréia Maria da Silva Oliveira, enfatizou a “importância de desenvolver nos alunos ideias sustentáveis e, sobretudo, colocá-las em prática”. Os trabalhos combinaram com os projetos de horta, paisagismo e arborização no pátio da escola. A direção já se prepara para agendar outras atividades para 2018, em conjunto com a Prefeitura de Buritinópolis e a Secima.
O site www.conscienciaambiental.go.gov.br agrupa os contatos, trabalhos, vídeos e fotos das ações de educação ambiental desenvolvidos pela Secima. Qualquer gestor ou interessado em desenvolver parcerias ou agendar alguma das ações de educação ambiental da Secima pode entrar em contato para agendamento.
 
Fonte: Secima