Abertas inscrições para curso online que instrui gestores para formulação de ações e programas no combate às drogas

A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais que foram abertas oficialmente as inscrições para o curso “Política Nacional sobre Drogas: o que os gestores estaduais e municipais devem saber”, nesta quinta-feira (18). O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred) e será realizado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC).
A qualificação é voltada a gestores estaduais e municipais com o objetivo de traduzir a Política Nacional de Drogas para dar mais insumos aos municípios sobre as Leis, procedimentos e recursos destinados ao combate do uso de drogas no país.
O gestores terão a possibilidade de entrar em contato com as ações do Governo Federal de maneira mais acessível. O objetivo e construir cursos, eventos, sempre buscando levar à comunidade informações nas áreas de prevenção e tratamento de pessoas com dependência química. O envolvimento cada vez maior dos gestores e da sociedade trará resultados cada vez mais potentes.
As inscrições vão até 25 de abril e agentes da sociedade civil que atuam direta ou indiretamente com as políticas de redução da demanda ou oferta de drogas também estão convidados a participar, de acordo com a disponibilidade de vagas. O curso é integralmente online, gratuito, com um mês de duração e carga horária de 20 horas. O início das aulas é dia 28 de abril.
O curso está dividido em quatro módulos: Conceitos sobre Políticas Públicas e Legislação vigente, Epidemiologia do uso de drogas e evidências sobre o que funciona e que não funciona em Políticas Públicas, Políticas de prevenção e diretrizes para projetos de prevenção e Diretrizes para o tratamento e os órgãos Gestores.
O conteúdo é o mais atual na política antidrogas do Brasil, e foi elaborado por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, que é referência no tema.
Fonte: FGM com dados da MC.