Abertas inscrições para capacitação gratuita em autismo e inclusão

As inscrições para o curso gratuito “Autismo, Acessibilidade e Inclusão”, estão abertas, a iniciativa tem o objetivo de capacitar e preparar os trabalhadores do turismo para a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias durante viagens pelo Brasil.

Com carga-horária de 20 horas, o curso aborda temas como o conceito histórico da pessoa com deficiência, acessibilidade básica e direitos dos autistas, transtorno do processamento sensorial, entre outros. As aulas serão realizadas semanalmente e em formato virtual, sendo disponível o acesso a interessados de todo o Brasil.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no país, sendo mais de 2 milhões com autismo. Essa é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Incluir Treinamentos.

Para se inscrever, clique aqui.

OUTROS CURSOS

Além da qualificação em autismo e inclusão, a Pasta fechou parceria com outras três instituições de ensino. Entre os cursos que serão ofertados estão: barista, condutor cultural local, auxiliar de garçom, mensageiro em meios de hospedagens e gestão do esporte e lazer. Todas as capacitações serão disponibilizadas de forma totalmente gratuita e online.

Firmada através de chamada pública divulgada pela Pasta, as parcerias não envolverão a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.

FGM e Mtur