Página - Vitória Municipalista: PEC 66 é aprovada em Comissão Especial e avança para o Plenário da Câmara
Vitória Municipalista: PEC 66 é aprovada em Comissão Especial e avança para o Plenário da Câmara
Página Vitória Municipalista: PEC 66 é aprovada em Comissão Especial e avança para o Plenário da Câmara
- 15/07/2025 às 15:20
- - Atualizado há 12 meses atrás
Fonte: https://cnm.org.br/comunicacao/noticias/pec-66-de-autoria-da-cnm-e-aprovada-em-comissao-especial-e-vai-a-votacao-no-plenario-da-camara
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, considerada uma das pautas mais relevantes para o fortalecimento financeiro dos municípios brasileiros, foi aprovada nesta segunda-feira (15/07) pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A proposta, de iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), agora segue para votação no Plenário da Casa.
Representando a Federação Goiana de Municípios (FGM), o vice-presidente da entidade e prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal, esteve presente em Brasília acompanhando a tramitação da proposta e reforçando o apoio da FGM à medida, considerada uma conquista histórica para o municipalismo.
A PEC 66 busca reequilibrar as finanças municipais ao permitir que os municípios tenham mais condições de arcar com dívidas previdenciárias e judiciais. Entre os principais pontos da proposta estão:
Parcelamento dos débitos previdenciários junto ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em até 300 meses, com condições especiais;
Fixação de limite para o pagamento de precatórios, proporcional à Receita Corrente Líquida (RCL) de cada município;
Reabertura de prazos e condições para adesão a regimes especiais de pagamento de débitos, equiparando os municípios às mesmas condições aplicadas à União.
Para Claudiomar Portugal, a aprovação da o PEC na comissão é uma resposta à realidade enfrentada por centenas de municípios: “Essa é uma medida que garante fôlego fiscal para as prefeituras, que hoje lutam para manter seus serviços básicos diante de dívidas acumuladas ao longo dos anos. É uma vitória do diálogo, da articulação e da força do movimento municipalista.”
A Federação Goiana de Municípios, ao lado da CNM, tem atuado de forma permanente na articulação por medidas que favoreçam a sustentabilidade das administrações locais. Com a aprovação na comissão, o próximo passo será a apreciação em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados, onde será necessário o apoio de 308 parlamentares para que a proposta avance ao Senado Federal.
A mobilização das entidades municipalistas agora se concentra em garantir a aprovação definitiva da proposta, considerada estratégica para permitir aos gestores maior equilíbrio fiscal, condições de investimento e continuidade dos serviços públicos.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…