Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Banner Abaixo do Menu

Página - Turvelândia e Mossâmedes passam a integrar o Mapa do Turismo Goiano

Turvelândia e Mossâmedes passam a integrar o Mapa do Turismo Goiano

Página Turvelândia e Mossâmedes passam a integrar o Mapa do Turismo Goiano

Os Municípios de Turvelândia, na Região Agroecológica, e Mossâmedes, na Região do Ouro, foram oficialmente incluídos no Mapa do Turismo Goiano após atenderem aos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo. Com a atualização realizada em outubro, Goiás passa a contar com 99 cidades reconhecidas como integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica para o fomento e a organização do setor no país.

Turvelândia se destaca por sua programação contínua de eventos e festividades, que movimentam a economia local e fortalecem o turismo de experiências. Já Mossâmedes concentra riquezas naturais e culturais, como a Reserva Biológica da Universidade Federal de Goiás (UFG), as áreas de vegetação endêmica com o pau-papel, a famosa areia da Serra Dourada, utilizada por Goiandira do Couto em suas obras, além da histórica Igreja São José de Mossâmedes, do século XVIII, e do antigo sítio da Pedra Goiana. Esses atrativos reforçam a identidade goiana e ampliam as opções de visitação na região.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a entrada das duas cidades representa mais um avanço na expansão e qualificação do turismo em Goiás. “Cada novo município inserido no Mapa fortalece o turismo regional, gera novas oportunidades e impulsiona o desenvolvimento local. Isso se traduz em mais investimentos, geração de renda e valorização das pequenas e médias iniciativas ligadas ao setor”, destacou.

O turismólogo da Goiás Turismo, Luciano Guimarães, ressalta que o Mapa do Turismo é fundamental para o planejamento e direcionamento de políticas públicas. “Mais do que aumentar o número de cidades, buscamos consolidar uma estratégia que valorize as características de cada região. Com isso, Mossâmedes e Turvelândia passam a ter mais visibilidade e acesso a programas específicos voltados ao desenvolvimento turístico”, afirmou.

Atualmente, os 99 municípios goianos incluídos no Mapa estão distribuídos em 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia. Para fazer parte, os municípios precisam comprovar estrutura administrativa voltada ao turismo, previsão orçamentária específica e funcionamento de um Conselho Municipal de Turismo ativo, requisitos que garantem a efetividade das políticas públicas e a integração ao sistema nacional de regionalização.

 

Icone CookiesPrivacidade
active
Plugin