Página - Todos os municípios de Goiás estão aptos a receberem a segunda parcela da Lei Aldir Blanc
Todos os municípios de Goiás estão aptos a receberem a segunda parcela da Lei Aldir Blanc
Página Todos os municípios de Goiás estão aptos a receberem a segunda parcela da Lei Aldir Blanc
- 30/06/2025 às 09:44
Fonte: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/politica-nacional-aldir-blanc/politica-nacional-aldir-blanc/quanto-podera-receber
Por meio de uma atuação conjunta e estratégica entre o Ministério da Cultura e a Federação Goiana de Municípios (FGM), Goiás assegurou a liberação da segunda parcela da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Todos os 246 municípios goianos foram contemplados com a nova etapa dos recursos, resultado do compromisso do Estado, que alcançou o índice mínimo de 60% de execução do primeiro repasse — requisito fundamental para continuidade no programa.
Além de garantir o acesso à nova parcela, Goiás reafirmou sua adesão integral à maior política pública de fomento à cultura já implementada no Brasil. Estado e municípios encaminharam seus Planos de Ação e agora integram o segundo ciclo da PNAB (2025-2029), que prevê o repasse de R$ 12 bilhões em recursos federais para todo o país até 2029, com transferências anuais de até R$ 3 bilhões.
No primeiro ciclo (2023-2024), Goiás também registrou adesão de 100% dos municípios e recebeu um total de R$ 102,16 milhões — sendo R$ 50,83 milhões para o Estado e R$ 51,33 milhões para os municípios. Do montante, R$ 85,21 milhões já foram investidos em projetos e ações culturais, o que representa 83,41% de execução.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concluiu a aplicação dos recursos sob sua responsabilidade, atingindo 100% de execução. Já os municípios goianos avançaram significativamente, com R$ 34,3 milhões investidos, equivalentes a 66,83% do total recebido.
Entre as ações financiadas com os recursos da Aldir Blanc em Goiás, destaca-se o aporte de mais de R$ 27,2 milhões em fomento direto à cultura. Outros R$ 12 milhões estão sendo aplicados em subsídios para manutenção de espaços e organizações culturais; R$ 5,4 milhões destinados a Pontos de Cultura; R$ 3 milhões em obras, reformas e aquisição de bens culturais; e R$ 1 milhão em Pontões de Cultura.
Panorama nacional e próximos passos
Em todo o Brasil, dos R$ 3 bilhões disponíveis no primeiro ciclo da PNAB, R$ 1,81 bilhão já foram executados, correspondendo a 60,41% do total. Os municípios lideram a aplicação, com R$ 954 milhões investidos, enquanto os estados utilizaram R$ 858,38 milhões, o equivalente a 56,84% dos recursos recebidos.
A região Sul do país lidera em execução dos recursos (72,37%), seguida pelas regiões Sudeste (61,05%), Norte (60,29%), Nordeste (56,80%) e Centro-Oeste (50,25%).
Com a adesão de todas as unidades da Federação e 5.568 municípios, o segundo ciclo da PNAB reforça o compromisso com o fortalecimento da cultura como política pública estruturante.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, os resultados demonstram o compromisso nacional com o setor. “É uma adesão histórica. Cultura é direito e pilar estratégico do desenvolvimento social e econômico. Estamos vivendo a maior mobilização cultural da história do Brasil”, ressaltou.
Os recursos da Aldir Blanc podem ser utilizados em ações públicas de fomento direto, manutenção de espaços culturais, aquisição de bens culturais e obras de infraestrutura em museus, teatros, bibliotecas e centros culturais. Municípios que recebem R$ 360 mil ou mais devem destinar ao menos 25% dos recursos à Política Nacional de Cultura Viva, que reconhece e apoia iniciativas culturais comunitárias.
Parceria que fortalece os municípios
A FGM atua como parceira técnica dos municípios goianos na execução da PNAB, oferecendo apoio na elaboração de planos de ação, cumprimento das metas e orientações sobre a aplicação correta dos recursos. Essa colaboração tem sido fundamental para que Goiás alcance altos índices de execução e mantenha-se apto a novas transferências federais.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…