Página - Semad lança sistema inovador para monitoramento automatizado de áreas degradadas em Goiás
Semad lança sistema inovador para monitoramento automatizado de áreas degradadas em Goiás
Página Semad lança sistema inovador para monitoramento automatizado de áreas degradadas em Goiás
- 16/09/2025 às 09:53
- - Atualizado há 10 meses atrás
Fonte: https://goias.gov.br/meioambiente/semad-lanca-sistema-que-automatiza-monitoramento-de-areas-degradadas-em-goias/
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou, na última quinta-feira (11/09), o Sistema de Monitoramento de Áreas Degradadas, em evento alusivo ao Dia do Cerrado. A nova plataforma moderniza a forma de acompanhar a recuperação ambiental no estado, trazendo mais precisão, agilidade e transparência ao processo.
Segundo o subsecretário de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental, Robson Disarz, o acompanhamento das áreas era feito de forma manual e individual, por meio da análise de imagens de satélite ao longo do tempo. Essa rotina exigia muito tempo e trabalho da equipe técnica, já que estava vinculada a processos como o licenciamento ambiental e a Declaração Ambiental do Imóvel (DAI), que envolvem compromissos de compensação e recuperação de áreas.
Com o novo sistema, a análise passa a ser automatizada. Integrada ao sistema Ipê, a plataforma utiliza índices de vegetação, como o NDVI (amplamente reconhecido pela comunidade científica), para indicar com precisão a cobertura vegetal de cada área. O usuário poderá acessar imagens de satélite “antes e depois”, além de gráficos e mapas que mostram a evolução da vegetação.
Além do licenciamento e da DAI, a ferramenta também permitirá acompanhar programas de recuperação ambiental da própria Semad, como o Juntos pelo Araguaia.
“Essa inovação fortalece a transparência da Semad, garantindo acesso rápido às informações sobre áreas em recuperação, áreas de compensação ambiental e programas conduzidos pela secretaria”, destacou Robson Disarz.
Transparência e novos recursos
Outro diferencial é a possibilidade de o próprio usuário inserir áreas de interesse no sistema. Assim, produtores rurais, pesquisadores e cidadãos poderão gerar automaticamente relatórios sobre a cobertura vegetal, ampliando o acesso às informações e o acompanhamento da restauração.
O subsecretário reforça que a ferramenta será essencial também para as atividades de licenciamento e fiscalização:
“O sistema permitirá verificar se os compromissos assumidos estão sendo cumpridos. Em caso de descumprimento, a fiscalização poderá atuar de forma mais rápida e eficiente para garantir a recuperação da área.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Junho de 2026 Meio Ambiente
Municípios têm até 30 de junho para informar dados sobre resíduos sólidos no Sinir
Os municípios brasileiros têm até o dia 30 de junho para encaminhar ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) as informações referentes à gestão municipal de resíduo…
26 de Junho de 2026 Educação
FGM orienta gestores municipais sobre ajuste anual da complementação da União ao Fundeb
A Federação Goiana de Municípios (FGM) divulgou uma Nota Técnica de Orientação aos municípios com esclarecimentos sobre o ajuste anual da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Ed…