Página - Saneamento básico e sustentabilidade estarão em pauta com palestra de Ricardo Soavinski no Encontro Anual de Gestores 2025
Saneamento básico e sustentabilidade estarão em pauta com palestra de Ricardo Soavinski no Encontro Anual de Gestores 2025
Página Saneamento básico e sustentabilidade estarão em pauta com palestra de Ricardo Soavinski no Encontro Anual de Gestores 2025
- 14/11/2025 às 14:32
O papel estratégico do saneamento básico como instrumento de saúde pública e desenvolvimento sustentável será tema de destaque no Encontro Anual de Gestores 2025. O especialista Ricardo Soavinski ministrará a palestra “Saneamento Básico como Política de Saúde Preventiva: Planejamento Inteligente para Municípios Sustentáveis”, no dia 03 de dezembro, às 15h10, na Sala Lago Azul, no Centro de Convenções de Goiânia.
Com mais de três décadas de experiência no setor público e privado, Soavinski é uma das principais referências nacionais em recursos hídricos, meio ambiente e saneamento. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e é Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE).
Graduado em Oceanografia Biológica e Geológica pela Universidade do Rio Grande (FURG-RS), o palestrante construiu uma carreira sólida voltada à gestão ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais. Foi Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Diretor de Ecossistemas do IBAMA.
Sua palestra trará uma visão integrada sobre como o saneamento básico pode e deve ser encarado como política preventiva de saúde, contribuindo para a qualidade de vida da população e a sustentabilidade dos municípios. O tema ganha relevância em um contexto onde os gestores municipais buscam soluções inovadoras e eficientes para promover cidades mais saudáveis e resilientes.
O Encontro Anual de Gestores 2025, promovido pela Federação Goiana de Municípios (FGM) em parceria com a Associação Goiana de Municípios (AGM), reunirá lideranças, especialistas e autoridades de todo o país para discutir políticas públicas e experiências exitosas que fortalecem a gestão municipal.
Data: 03 de dezembro
Horário: 15h10
Local: Centro de Convenções de Goiânia – Sala Lago Azul
Notícias para Você
Notícias para Você
25 de Junho de 2026 Uirapuru
Prefeitura de Uirapuru avança com novas obras de pavimentação e fortalece a infraestrutura urbana do município…
A Prefeitura de Uirapuru segue avançando com obras de pavimentação em diferentes pontos do município. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e com o desenvolvimento da cidade. Al&e…
24 de Junho de 2026 Educação
MEC abre adesão ao 2º ciclo do PDDE Equidade; 122 escolas municipais de Goiás estão aptas a participar
As secretarias municipais de Educação devem ficar atentas ao prazo para adesão ao segundo ciclo do Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade). O Ministério da Educação (MEC) abriu o período de adesão ao programa, que se…